Você já ouviu falar sobre Dermatose Papulosa Nigra? | Dermatologia | Dr. Gustavo Medronha

Você já ouviu falar sobre Dermatose Papulosa Nigra?

 

A dermatose papulosa nigra é uma condição de pele benigna e comum em pacientes de pele negra. Caracteriza-se pela presença de pequenas lesões escurecidas na região do pescoço e da face, especialmente nas maçãs do rosto.

São lesões de pele que têm forte predisposição genética. Podem surgir na adolescência e aumentar de quantidade e tamanho com o passar dos anos, atingindo seu pico na sexta década de vida.

O tratamento é essencialmente estético e a retirada utilizando tesoura cirúrgica, curetagem ou eletrocoagulação são algumas das opções terapêuticas.

É importante que se procure um médico dermatologista para realizar o diagnóstico e a conduta adequada, pois tratamentos intempestivos podem resultar em cicatrizes e despigmentação da pele, com consequente surgimento de manchas brancas de difícil resolução.

Sobre os cuidados pós procedimento, é essencial o uso de protetor solar, géis de limpeza e hidratantes calmantes, além da necessidade de evitar exposição solar direta até recuperação completa da pele.

Dr. Gustavo Medronha
Dermatologista

Entre em contato