Toxina botulínica | Dermatologia | Dr. Gustavo Medronha

Toxina botulínica

A toxina botulínica é uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum. É utilizada na dermatologia para atenuar rugas e linhas de expressão da face e do pescoço através do relaxamento muscular específico. Também é empregada nos quadros de transpiração excessiva, no tratamento da rosácea e do bruxismo.

Pelo relaxamento muscular, a toxina botulínica previne a formação de novas rugas, atuando na prevenção do envelhecimento cutâneo.

Onde se aplica a toxina botulínica?

Aplica-se nas rugas da testa, entre as sobrancelhas e nos “pés-de-galinhas”. Pode ser utilizada, também, no reposicionamento das sobrancelhas e no tratamento das bandas platismais localizadas na região cervical, com consequente melhora do contorno facial e da região do pescoço.

Há necessidade de retoque?

É indicado um retorno entre a terceira e a quarta semana após aplicação da toxina botulínica. Algumas vezes, é necessário complementar o tratamento com uma pequena quantidade de toxina botulínica para otimização dos resultados.

Tem dor associada?

Antes da aplicação de toxina botulínica, são utilizados cremes anestésicos que trazem conforto na hora da aplicação.

Quanto tempo dura a aplicação de toxina botulínica?

Sua ação inicia-se nos primeiros dias de tratamento, perdurando seu efeito entre 4 e 6 meses. Observa-se uma menor duração em pacientes que realizam atividades físicas intensas ou até mesmo naquelas pessoas muito expressivas.

Em quanto tempo preciso reaplicar?

O ideal é que se espere até 4 meses para uma nova aplicação de toxina botulínica.

Tem contraindicações?

Sim. Infecções de pele no local da aplicação, gravidez e doenças como miastenia gravis são contraindicações absolutas.

Tem efeitos colaterais?

Alguns pacientes podem apresentar edema transitório na área de aplicação e dor de cabeça leve. Raramento, há risco de ptose (queda) palpebral, muito relacionado à técnica de aplicação. Assim, procure profissionais aptos a exercer esse tipo de procedimento, como dermatologistas e cirurgiões plásticos.