Dermatite seborreica | Dermatologia | Dr. Gustavo Medronha

Dermatite seborreica

 

A dermatite seborreica é uma doença inflamatória que acomete as regiões da pele com maior produção de sebo. Tem caráter crônico e possui períodos de piora e de melhora.

A ocorrência da doença ainda não é completamente elucidada, mas os fatores desencadeantes e de piora já são conhecidos.

As manifestações clínicas vão desde escamas brancas no couro cabeludo, conhecidas como caspa, até lesões vermelhas e descamativas na face e no tronco.

É importante destacar que a dermatite seborreica não está associada a má higiene e nem é contagiosa.

Quais regiões do corpo são mais afetadas pela dermatite seborreica?

O couro cabeludo, sobrancelhas, orelhas, vincos do nariz e a área da barba são as regiões mais acometidas. A dermatite seborreica ocorre também na região do tórax e em áreas de dobras, como axilas e virilhas.

Ocorre nos recém-nascidos?

Sim. Nos recém-nascidos a dermatite seborreica é conhecida como “crosta láctea”. É uma condição de pele temporária, na qual surgem crostas amareladas no couro cabeludo da criança.

Quais os fatores de piora?

Estresse emocional, clima frio e banhos quentes são alguns gatilhos para a piora das lesões de pele. O alcoolismo, o excesso de oleosidade da pele e a presença do fungo Malassezia furfur também são fatores de risco para o surgimento e piora da dermatite seborreica.

Qual o tratamento?

Pode-se utilizar shampoos específicos, cremes, pomadas, soluções capilares e medicações orais. A escolha do tratamento dependerá da gravidade das lesões de pele e da extensão do quadro cutâneo, sendo importante a avaliação pelo médico dermatologista.

Como faço para prevenir as crises?

É importante ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas e evitar situações de estresse emocional.

Deve-se, ainda, evitar banhos muito quentes, realizar a completa remoção do shampoo e condicionar e evitar dormir com os cabelos molhados.

Dr. Gustavo Medronha
Dermatologista

Entre em contato