Acne | Dermatologia | Dr. Gustavo Medronha

Acne

A acne é um quadro cutâneo que acomete frequentemente adolescentes e adultos jovens. Na pele afetada, há a formação de comedões (cravos) e lesões inflamatórias (espinhas), resultantes de um processo inflamatório do folículo piloso e da glândula sebácea.

A acne pode comprometer psicologicamente o paciente. Pode afetar sua autoestima, seu comportamento em sociedade, com consequências sérias para toda a vida.

Nas mulheres, denomina-se acne da mulher adulta e difere da acne do adolescente nas suas manifestações clínicas, suas causas e, também, nas suas opções terapêuticas.

Quais são as causas da acne?

Não há um único fator causal para o surgimento de acne.

Fatores hormonais, hiperatividade das glândulas sebáceas, predisposição genética e alimentação são algumas das causas.

A acne pode piorar com a alimentação?

Sim. Atualmente existem estudos que associam o consumo de alimentos com alta carga glicêmica, como produtos produzidos com farinha de trigo branca e açúcares, com o aumento da oleosidade da pele e, consequentemente, piora da acne.

Qual o tratamento para acne?

Não existe um único tratatamento para acne. Dependerá, essencialmente, da intensidade dos sinais e dos sintomas e da individualidade de cada paciente.

É importante possuir uma rotina de cuidados com a pele, como o uso de sabonete, hidratante e protetor solar apropriados para pele oleosa e acneica.

Além desses cuidados, utiliza-se medicações tópicas, como ácidos e antibióticos para passar. Já nos casos moderados a graves, utiliza-se medicações por via oral, como antibióticos sistêmicos e isotretinoína oral.

A isotretinoína é segura?

No paciente que realiza acompanhamento regular com o dermatologista, o uso de isotretinoína é segura. O paciente deve realizar exames de sangue rotineiros e modificar alguns hábitos de vida, como optar por uma alimentação saudável e reforçar os cuidados com a pele.

A gestação é contraindicação absoluta a essa medicação, pois pode causar danos sérios ao feto.

Cicatrizes de acne têm tratamento?

Sim. O intuito do tratamento é de atenuar as lesões cicatriciais. Pode-se usar peelings químicos, microagulhamento com drug delivery e laser.